Rui Rosmaninho
Arquiteto


O edifício localiza-se num terreno com uma pendente considerável, inserido num complexo desportivo e nas proximidades de um centro escolar e de superfícies comerciais. A rede viária, os enfiamentos visuais e a orientação solar definiram a sua implantação. A edificação é basicamente composta por dois volumes paralelos de planta retangular, cujo programa funcional se distribui em três pisos, um dos quais em cave parcialmente enterrada. Para além das piscinas, o equipamento possui ginásio, campos de squash e health-club.

A nave principal possui uma estrutura treliçada de madeira lamelada que define o ambiente de dois tanques e da bancada. É rematada nos topos nascente e poente por superfícies generosas de vidro, protegidas e controladas por lâminas solares orientáveis. Pontualmente são rasgados vãos que permitem vistas sobre a restante zona desportiva, nomeadamente sobre os campos de ténis. A orientação do complexo permite tirar partido da incidência solar, manifestada fundamentalmente nas zonas dos tanques. Além disso, desfruta dos enfiamentos visuais para sul e nascente, funcionando como edifício miradouro. Um pequeno anfiteatro exterior destaca-se na frontaria do edifício, permitindo a dinamização de atividades polivalentes como complemento ao equipamento.

Este projeto foi submetido a uma análise técnica em ecoeficiência, tornando-o num modelo de aplicação prática da construção sustentável. Foram implantadas soluções em ecoeficiência e sustentabilidade, destacando-se a instalação de coletores solares térmicos, a instalação de um sistema de captação de água da chuva e de uma mini etar (infraestrutura para tratamento e aproveitamento de águas residuais). Trata-se de um edifício dotado de soluções em sustentabilidade e construção sustentável, que possibilitam simultaneamente uma redução substancial de custos fixos de operacionalidade e a maximização de conforto e funcionalidades no dia-a-dia das instalações.

Local Quinta Velha, Estarreja Dono de Obra Município de Estarreja Estabilidade e Betão Armado, Rede de Abastecimento de Água, Redes de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais Pedro Santiago, Engenheiro Civil Instalações Mecânicas para AVAC e AQS, Tratamento de Água dos Tanques Magalhães Teixeira, Engenheiro Mecânico Rede de Gás Natural Telmo Costa, Engenheiro Mecânico Infraestruturas Elétricas e Telecomunicações Vitor Lopes, Engenheiro Eletrotécnico Segurança Contra Incêndio Macieira de Castro, Engenheiro Eletrotécnico Estudo e consultadoria em ecoeficiência Joaquim Guedes, Consultor / Ecoinside Execução de Projeto 2004/2007 Execução de Obra 2008/2010 Construtor Patrícios SA Fotografia Miguel Rolo