Rui Rosmaninho
Arquiteto


Uma intervenção urbanística no centro de Anadia que visou a qualificação do espaço público e do ambiente urbano. Um conjunto de intervenções urbanas com o intuito de reformular, organizar e dinamizar o centro da cidade, contribuindo para a regeneração do tecido económico, social e cultural. A nova solução arquitetónica abrange uma área compreendida entre o edifício dos Paços do Município e a Avenida das Laranjeiras. Caracteriza-se pela implantação de duas volumetrias em torno de uma praça pública. A praça é o elemento preponderante nesta intervenção uma vez que materializa uma importante zona de convívio, de cultura e de lazer, ponto de encontro de pessoas.

Projetada com um carácter polivalente, possui diferentes ambientes criados com a aplicação de mobiliário urbano, nomeadamente uma pérgula de sombreamento, um quiosque e instalações sanitárias públicas. A praça une duas edificações: um edifício de quatro pisos projetado para centralizar serviços de atendimento ao público e de proximidade ao cidadão; um edifício térreo com zona de cafetaria, restauração e esplanada. Um parque de estacionamento subterrâneo complementa os equipamentos urbanos projetados.

Local Anadia Dono de Obra Município de Anadia Estabilidade e Betão Armado, Rede de Abastecimento de Água, Redes de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais Pedro Santiago, Engenheiro Civil Infraestruturas Elétricas, de Segurança e Telecomunicações Licínio Alegre, Engenheiro Eletrotécnico Instalações Mecânicas para AVAC e AQS Rafael Timóteo, Engenheiro Mecânico Direção Técnica Carlos Floro, Engenheiro Civil Execução de Projeto 2008/2009 Execução de Obra 2010/2012 Construtor Construções Marvoense Lda Fotografia Marco Santiago