Rui Rosmaninho
Arquiteto


A Curia é um centro termal com uma importância de destaque no panorama nacional, constituindo um dos principais cartões-de-visita no concelho de Anadia. A importância desta intervenção arquitetónica residiu na requalificação de um espaço urbano extremamente degradado, cuja importância é indispensável para a qualidade de vida urbana e ao equilíbrio psicossomático dos seus habitantes. Um território com forte potencial turístico e da valorização dos recursos naturais existentes, associados à Estância Termal da Curia, considerada uma referência na área da saúde e do bem-estar.

A área de intervenção abrangeu o núcleo central da povoação, proporcionando aos utilizadores desta estância termal espaços públicos e de circulação de qualidade que se traduzirão em maior atratividade e reforço da competitividade, baseando-se numa estratégia de intervenção que pretende: remodelação profunda da pavimentação em zonas de circulação pedonal e rodo viária, com reordenamento de circulação de trânsito e estacionamento; construção de uma ciclovia; aplicação de mobiliário urbano atual e funcional; substituição da rede de iluminação pública com aplicação de uma linha de luminárias de tecnologia LED; remodelação das infraestruturas de drenagem das redes de saneamento, águas pluviais e abastecimento de água pública; requalificação da arborização existentes; e redução de custos de manutenção e consumos energéticos.

Todos os espaços urbanos foram concebidos e desenhados com um intuito de serem funcionais. A escolha de materiais e equipamentos teve em consideração não só a qualidade estética como também a durabilidade e baixa manutenção. Uma das principais preocupações na conceção deste projeto foi o desenho de percursos e vias de circulação sem barreiras ou obstáculos que prejudicasse a mobilidade de pessoas e viaturas.

Local Curia, Anadia Dono de Obra Município de Anadia Rede de Abastecimento de Água, Redes de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais Pedro Santiago, Engenheiro Civil Infraestruturas Elétricas e Telecomunicações Licínio Alegre, Engenheiro Eletrotécnico Execução de Projeto 2010/2011 Execução de Obra 2011/2012 Construtor Cândido José Rodrigues SA Fotografia Marco Santiago